Visitas

free counters

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Massagem (anti stress)

Caminhar no parque Barigui em Curitiba, com a brisa fresca da manhã ajuda a diminuir o stress.

"O toque  e a pressão ritmada nos pontos energéticos do corpo, seguindo os meridianos de energia reduzem o estresse".


O estresse é uma reação de adaptação fisiológica e hormonal, ativada devido a fatores mentais e físicos. Ele pode ter várias reações, como dores, congelamento, medo ou fuga. O estresse é importante e existe em quase todos os mamíferos e outras espécies de vida elevada. O ser humano pode sentir estresse causado por sobrecarga assim como por pouco estímulo.
Numa situação de muito trabalho, o corpo precisa ser ativado. A hipófise libera hormônios, que por sua vez estimulam a glândula suprarrenal a produzir adrenalina, cortisol e noradrenalina. Estes três hormônios têm grandes impactos nos órgãos e tecidos humanos. O nível de insulina no sangue diminui e a pessoa tem um aumento de glicose no sangue. O estresse também diminui a atividade do sistema parassimpática e aumenta o sistema simpático. Isto leva a um ritmo cardíaco e a pressão sanguínea mais elevada. Alem do mais, o corpo tira sangue dos órgãos que não são necessários para a sobrevivência imediata, como os rins e os intestinos. Os músculos e o coração recebem mais sangue e o ritmo de respiração aumenta.
Muitas vezes, o estresse provém da nossa psique. Angústia, ansiedade e sentimentos de culpa são alguns exemplos que podem levar ao estresse. Muita gente sente estresse quando tem que falar com o chefe, fazer uma prova ou falar em público. A gente sabe que estas ações não são perigosas. Mas a nossa mente liga o sistema de estresse e nós sentimos o pulso e a respiração aumentarem. Não há riscos se isto acontece de vez em quando. Mas se o nosso corpo está ligado ao estresse 24 horas por dia durante muito tempo, podemos ter vários problemas. Algumas das consequências do estresse são: cansaço, irritação, dores na barriga, dores musculares, pressão alta, dificuldade de dormir ou problemas mais graves.
Como a massagem ajuda a diminuir o stress?
A massagem relaxa a musculatura e ativa o sistema parasimpático que, por sua vez, traz bem estar e relaxamento. A massagem também libera o hormônio ocitocina, que ajuda a combater o estresse. A massagem tem ainda bons efeitos no tratamento da angústia e da ansiedade e aumenta a tolerância à dor, aliviando a tensão nos músculos gerando mais flexibilidade. A pressão tende a cair com a massagem e as circulações sanguínea e linfática têm bons efeitos no sistema imunológico do corpo. A massagem também traz sensações de carinho, conforto e disposição. Mesmo assim, a massagem não deve ser usada na substituição da medicina convencional. 
ANSIOSO DEPOIS DE DIRIGIR?
EM CURITIBA A ACUPUNTURA E A PSICOTERAPIA JUNTAS  REDUZEM O STRESS E A ANSIEDADE APÓS HORAS NO TRÂNSITO


A acupuntura é forte aliada no combate aos transtornos de ansiedade e compulsões, tabagismo, compulsão alimentar, compulsão sexual, alcoolismo.
 A acupuntura traz o bem-estar e não tem efeitos colaterais.
Alguns sintomas da ansiedade são:
Apreensão, inquietação, aperto no tórax, palpitações, desarranjo intestinal, cefaleia e suor excessivo.
0 tratamento recomendado é quase sempre o uso a de ansiolíticos, com bons resultados em curto prazo.
Os efeitos colaterais resultantes do uso destes remédios, entre eles sonolência e alteração da qualidade do sono, prisão de ventre, excitação emocional, variações de apetite e até mesmo dependência física e psicológica, muitas vezes acabam gerando outras complicações.
Com a acupuntura, associada ao tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico, ou utilizada exclusivamente, o uso de ansiolíticos pode ser reduzido ou até mesmo suspenso pelo médico que fez a prescrição, após consulta e avaliação, livrando assim o paciente de efeitos colaterais. Isso porque a acupuntura tem efeito sedativo e ansiolítico, agindo na liberação de substâncias do sistema nervoso central, entre elas a endorfina, dopamina, encefálica e serotonina.
A encefalina, por exemplo, além de diminuir a dor, age no sistema límbico (a parte do encéfalo que controla as emoções), gerando bem-estar e consequente relaxamento mental. A liberação de tais substâncias, promovida pelas aplicações, é fator importante no tratamento de distúrbios como a ansiedade, depressão, síndrome de pânico e outros, além de atuar no controle de manifestações físicas como palpitação, distensão abdominal e gastrite.
A duração e intensidade do tratamento dependem das características de cada pessoa, mas normalmente durante o primeiro mês faz-se duas aplicações por semana, reduzindo-se a partir do segundo mês. Após a segunda semana de tratamento pode-se iniciar, de forma lenta e progressiva, o processo de redução.



 Pontos de Acupuntura para o tratamento da ansiedade
VB20 - Elimina os Ventos emocionais e relaxa a musculatura cervical
F3 - Elimina os Ventos emocionais e acalma a mente
Yin Tang - Acalma a mente. Estimula a concentração
C7 - Complementa a ação do Yin Tang, fortalecendo o Shen
VG20 - Canaliza a energia e alinhando os Chakras
VB21 - Dispersa a estagnação de energia nos 3 Aquecedores (ansiedade no Aquecedor Superior causa palpitação. No Aquecedor Médio, causa gastrite. No Inferior, constipação)
Complementar o tratamento com:
VC17 - quando a ansiedade é localizada no Aquecedor Superior
VC12 - para ansiedade no Aquecedor Médio
VC4 - para ansiedade no Aquecedor Inferior

TRÂNSITO EM CURITIBA? VAMOS RELAXAR!


Sente-se confortavelmente. Observe a sua respiração, percebendo o ritmo da sua respiração. Coloque a sua atenção no seu corpo, deixando todo o resto de lado. Mantenha a boca fechada durante o exercício deixando a respiração acontecer suavemente pelas narinas.
Agora inicie:
1 Deixe o ar entrar em seu corpo, enquanto você conta lentamente até três: um….dois….três….
2 Segure o ar nos pulmões, contando lentamente até três.
3 Solte lentamente o ar, contando lentamente até três.
4 Após a expiração mantenha-se sem ar, contando lentamente até três.
1 Volte ao passo 1 e continue repetindo este ciclo, sem pressa…
Faça inicialmente estes ciclos por um minuto e veja como você se sente.
Se estiver bem, retome e aumente o tempo de exercício para 3 minutos.
Agora pare o exercício e se observe.
Se você tiver feito o exercício corretamente provavelmente vai estar se sentindo mais relaxado e menos ansioso.